Público Alvo:

Jovens em plena fase da adolescência que buscam o autoconhecimento, que vivenciam altos e baixos emocionais, falta de motivação e de visão de futuro.
Faixa etária de 16 a 23 anos.

Escolaridade:

Preferencialmente, jovens que estejam estudando ou já tenham concluído o 2º Grau.

Para sua atuação no mundo, o jovem necessita ajustar “o que ele quer ser” com “o que ele pode fazer” e o autoconhecimento possibilita que faça as escolhas de forma consciente a partir de suas habilidades e talentos, suas forças para lidar com as adversidades com coragem e determinação.

Para alcançar os resultados esperados, um tripé de valores permeia todo o conteúdo a ser trabalhado. Estes valores estão presentes nas relações entre os jovens/facilitadores durante todo o programa. São eles: admiração pelo mundo, abertura para novos aprendizados e inspirações; compaixão, cuidado e apoio consigo mesmo e com o outro; consciência moral, responsabilidade moral por todas as suas ações.

Assim, o Programa Muitação é participativo e interativo, desafiando os participantes a se responsabilizarem por seu próprio aprendizado e crescimento. Todo processo é baseado na investigação apreciativa: aprender a ver todas as coisas com um olhar apreciativo e estruturar perguntas de um modo positivo buscando um diálogo propositivo.

Medição de Impactos:

Muitas vezes são notórias as mudanças de comportamentos do jovem, outras vezes, as mudanças são mais sutis. Para mensurar o impacto social do programa, partimos dos objetivos a serem alcançados: desenvolver a autoconsciência e desenvolver as habilidades sócio emocionais, a partir de conteúdos e vivências junto aos jovens visando ampliar o repertório de cidadania e protagonismo para a construção do seu lugar no mundo.

Nesse sentido, utilizamos os seguintes instrumentos de mensuração de impactos:

  1. Um questionário de auto avaliação desenvolvido especificamente para mensurar a autoconsciência do jovem, a percepção de suas qualidades, habilidades, comportamentos e sentimentos. Investigamos também, o entendimento do seu objetivo profissional e dos aspectos de empreendedorismo.
  2. Life Effectiveness Questionnaire (LEQ) que visa medir até que ponto as ações / comportamentos / sentimentos de uma pessoa são eficazes na gestão e sucesso na vida.